10 Itens Essenciais Para Quem Tem Gato
Hoje vamos listar aqui 10 itens essenciais para quem tem gato e de uma forma prática e rápida para te ajudar na apaixonante missão que é cuidar dos nossos bichanos.
São dicas que vão tornar sua vida mais prática e seu gato mais feliz e saudável, garantindo bem-estar e qualidade de vida.
Por isso, vamos direto ao ponto. Leia abaixo as dicas com os 10 itens essenciais para gatos e prepare seu coração para se apaixonar pelo mundo felino.
1 - Preparando um Ambiente Seguro
Antes de adotar um gatinho, a primeira coisa que você precisa pensar é na segurança que a sua casa oferece.
Coloque redes de segurança nas janelas, esconda ou retire fios elétricos não essenciais que podem ser comidos pelos gatos, e guarde produtos de limpeza e perfumaria em armários bem fechados.
Gatos são curiosos por natureza e vão querer conhecer todos os cantinhos da casa. Por isso, certifique-se de que não há perigos.
Considere o implante de microchip que, inclusive, é obrigatório em alguns países. Converse com seu veterinário sobre isso. Gatos são ariscos. Uma porta aberta e pronto. Mas com o chip implantado, será mais fácil reconhecê-lo na rua e confirmar sua identidade.
2 – Monte um território só dele, um acampamento felino
O acampamento felino nada mais é que um território exclusivo para seu gatinho. Um lugar onde ele vai deixar sua marca e espalhar seu cheiro.
Gatos têm o olfato bastante sensível e usam esse olfato para reconhecer os ambientes e se sentirem em casa. Esse é um espaço em que os gatos irão possuir um senso de pertencimento mais forte.
Imagem 1: Prateleiras em Feltro
Garanta locais em que o gato possa brincar. Instale prateleiras nesse ambiente, expandindo esse território verticalmente. Você pode se aprofundar no tema com mais ideias e sugestões aqui no Blog do Gateiro Consciente.
3 – Comedouro
O comedouro ideal é feito com material duradouro, fácil de limpar e que não seja poroso.
Por isso, evite usar plástico. Além de ser um material mais difícil de limpar, alguns gatos têm mais facilidade para sofrer de acne felina e o plástico é um material propício para isso.
Imagem 2: Comedouro DUE
Há materiais melhores como o aço inox, o vidro ou a cerâmica. A cerâmica, inclusive, é o material ideal. Além de fácil de higienizar, os comedouros em cerâmica têm maior durabilidade e são mais bonitos.
E quanto à alimentação, tanto a seca quanto a úmida têm suas vantagens. Conheça cada uma, entenda as necessidades de seu gato e escolha os comedouros que mais se adaptarem.
4 – Banheiro
A conta de quantos banheiros você vai precisar é simples. Se você tiver um gato, tenha duas caixas de areia. Se tiver dois gatos, tenha três caixas.
Sempre tenha um banheiro a mais. E, no começo, é provável que você precise testar tipos de areia e formatos de banheiros.
Lembre-se de manter a areia sempre limpa. A maior parte dos gatos não se sente confortável caminhando sobre um, digamos, campo minado.
Pense no tamanho da caixa de areia. Gatos grandes precisarão de caixas maiores. O banheiro deve ser alto o suficiente para o seu gato conseguir ficar em pé, e aproximadamente uma vez e meia maior que seu gato.
É claro que pode ser um incômodo ter caixas de areia espalhadas pela casa. Por isso, escolha uma que, além de agradar aos gatos, seja um alívio para os olhos dos humanos deixando o ambiente mais elegante.
Por fim, lembre-se da pá. A pá é um item essencial e vai te ajudar a limpar a caixa de areia. Fique atento que, em breve, a Woolie trará uma solução pensada com o design e funcionalidade que sua casa, você e seu gato merecem.
5 – Bebedouro para gato: a importância das fontes de água.
Um item fundamental quando falamos da saúde dos gatos, é a Fonte de Água.
Escolha fontes com filtros renováveis e que vão manter a água sempre limpa, livre de sujeira. Gatos têm facilidade para sofrerem de doenças renais crônicas e a qualidade da água é o segundo passo para os cuidados da saúde (o primeiro é levar seu gatinho ao veterinário com regularidade).
Imagem 3: Fonte de Água YO
Escolha fontes com motor silencioso e que não aquece. O único barulho que seus gatos querem ouvir é o de uma correnteza que remete aos rios na floresta.
Já escrevemos um manual completo sobre fontes de água para gatos no Blog do Gateiro Consciente.
6 – Lugares e itens macios e confortáveis onde os gatos podem deixar seu cheirinho
A gente não vê muito essa dica por aí, mas certamente não podemos ignorá-la. Como já dissemos antes, gatos gostam de espalhar seus cheiros pela casa. É uma forma de dizer que determinado item ou local são seguros e pertencem a eles.
Isso é muito útil também na hora de adotar um gatinho. Procure trazer junto um paninho que pertencia ao gato no lar onde você o adotou. Isso o ajudará a se sentir mais seguro e se adaptar mais rapidamente ao novo ambiente.
Imagem 4: Manta WOOL
Escolha mantas confortáveis ou toalhinhas macias onde os gatos podem se esfregar e reconhecer seus próprios aromas. Arranhadores também são fundamentais. Além de ajudar os gatinhos a cuidarem de suas unhas, também evita que eles testem sua criatividade em nossos sofás e tapetes.
7 – Brinquedos
Antes de começar a diversão, devemos nos certificar de que os brinquedos são seguros e, pasme, à prova de gatos. Brinquedos que quebram facilmente, que podem ser digeridos ou virar objetos cortantes devem ser evitados.
Imagem 5: Bola de Lã com Catnip
Brinquedos têm múltiplas funções. Além de aprofundar os laços entre gatos e seus humanos, os brinquedos ajudam seus felinos a se manterem ativos e saudáveis. Sempre imaginamos gatos como seres independentes, mas um dia inteiro sozinho, sem distrações, pode deixá-los um pouco entediados.
Use a criatividade. Ofereça Bolas de lã, varinhas e brinquedos que estimulem a interação entre os bichanos e você. Tire proveito do catnip. Além de divertir seu gato, o catnip o estimulará a brincar e ainda é educador.
O importante aqui é oferecer vários tipos de brinquedos e deixar a diversão virar exercício e um estímulo a mais para a mente e a saúde física.
8 – Bolsa de transporte
De tempos em tempos você precisará levar seu gato na rua.
Seja para as visitas regulares ao veterinário ou se você viajar e não puder deixar seu gato sob os cuidados de uma cat sitter ou parente próximo, a caixa de transporte será um item fundamental.
Para os gatos, a bolsa de transporte deve ser um lugar que transmite segurança. É como se, ao invés deles se sentirem trancados dentro de uma caixa, o resto do mundo que está preso fora dela. Você pode treiná-los a entrar na caixa deixando petiscos na bolsa.
Procure levar, dentro da bolsa, uma manta com os aromas e cheiros que seu gato reconhece. Para mais ideias e sugestões do que usar, volte ao item 6 desta lista. O importante é que seu gato se sinta seguro e confortável.
9 – Cuidados e higiene
Mantenha os pelos de seus gatos sempre escovados. Ao escovar seu gato com frequência, você retira os pelos mortos, e evita que ele espalhe esses pelos por toda a casa. E se a escova ainda tiver a função de retirar os pelos que ficam espalhados nas roupas, camas e sofás, melhor ainda.
Imagem 6: Cortador de Unhas CLIP
As unhas também merecem cuidados especiais. Um cortador de unhas confortável e ergonômico vai te ajudar nessa tarefa. E ainda torna a missão de aparar as unhas de seu gato menos estressante para ele.
Aqui, no Blog do Gateiro Consciente, você encontra um manual completo com as dicas sobre como cortar as unhas de seu gato.
10 – Camas e Ninhos
A gente adora aquela cama que nos abraça e nos conforta.
Bem, gatos também. O formato da cama, tamanho e maciez são características que vão fazer seus gatos se sentirem abraçados enquanto dormem ou descansam.
E não se engane, os gatos adoram tirar um cochilo. Por isso o conceito de um ninho é tão importante. Eles vão se sentir confortáveis se a cama trouxer a sensação de colo de mãe.
Imagem 7: Cama NINHO
Camas também funcionam para reduzir a quantidade de pelos que eles deixam em nossas próprias camas. Para isso, considere colocar a cama deles sobre a sua, principalmente se eles gostarem de dormir próximos a você. E se você retirar a caminha dele de sua própria cama, aos poucos ele vai começar a entender qual é a hora de te dar um pouco mais de privacidade.
Outra sugestão bacana é oferecer camas aéreas. Calma, eu explico. Gatos adoram observar tudo do alto. Pense em gatificar sua casa verticalmente. Instale uma prateleira com o formato ideal para ele tirar um cochilo confortável nas alturas.
Seguindo essas dicas, você estará pronto para se aventurar no encantador mundo dos gatos. Sua casa estará linda e confortável para você e para seus bichanos.
Se tiver alguma sugestão sobre temas que gostaria que nos aprofundássemos, fale com a gente.
Se você achou o conteúdo útil, compartilhe esse texto com seus amigos gateiros.
Woolie, design para gatos e seus humanos :)
Escrever comentário