Gato SRD: os Famosos Gatinhos Vira-lata
O Que É SRD?
SRD significa “sem raça definida”, ou seja, são aqueles bichinhos que não são de raça pura, os famosos gatos vira-lata. Você pode até não ter reconhecido o nome, mas muito provavelmente conhece algum gatinho assim.
Qual a Diferença Entre SRD e Vira-lata?
Gato SRD ou gato vira-lata se referem aos mesmos bichinhos: aqueles que não têm pedigree atestando a sua linhagem.
O termo “SRD” acaba sendo mais politicamente correto, até porque tem muito gatinho SRD que, felizmente, não vai precisar virar lata pra sobreviver, não é mesmo?
A expressão popular "gato vira-lata”, mesmo sendo mais conhecida, traz uma ideia mais pejorativa e até mesmo incorreta, por isso preferimos usar por aqui o termo Gato SRD. ;)
Como É um Gato SRD?
Os SRD se dividem em dois grandes grupos: os híbridos entre raças puras e as misturas de muitas gerações de SRD. Qualquer que seja, ele sempre vai carregar os traços genéticos dos seus pais e isso irá impactar nas suas características físicas e comportamentais.
Por isso, muitos tutores acabam separando os gatos em “tipos de vira-lata” pelas suas cores e semelhanças com outras raças. Nós listamos aqui alguns dos SRD mais comuns de serem encontrados mundo afora.
Tipos de Gatos SRD
Gato Siamês
O sialata, ou siamês bolinha, como também é conhecido, é uma versão SRD do Siamês puro. E eles são parecidos mesmo, provavelmente têm alguns antepassados em comum lá da Tailândia. Ambos compartilham o mesmo padrão pointed de cores, ou seja, um degradê que vai escurecendo nas extremidades das patas, cauda e rosto e que é causado por um tipo específico de albinismo.
Contudo, o gato Siamês difere do sialata por ser mais esguio, com as orelhas maiores e o rosto mais triangular. Por essa distinção que seu primo SRD também é chamado de “siamês bolinha”, que é mais semelhante ao gato Thai, uma das raças de gato mais antigas do mundo. Seja como for, esses gatinhos são super apegados aos tutores, mientos e fazem muito bom uso de um espaço gatificado, por serem ágeis e brincalhões.
Gato Cinza
Os gatos cinza podem ter pelos longos e sedosos, lembrando um Nebelung, ou então mais curtos como um Korat ou Azul Russo, todas raças que são marcadas pelo carinho com a família e tutores, mas timidez com estranhos.
Descendendo deles ou não, os gatos SRD cinza são queridinhos em qualquer lar e têm uma beleza fora do comum, geralmente com os olhos verdes ou âmbar, possuem uma fisionomia marcante.
Gato Amarelo ou Laranja
Esses são os gatos parecidos com o Garfield. Será que também amam lasanhas e odeiam segundas-feiras? Provavelmente não, já que você não pode alimentar o gato com comida humana e eles nem trabalham para ter algo contra segundas, é só mais um dia dormindo na caminha para ele.
Gatos de cor laranja são bem comuns na cultura pop. É, por exemplo, a “raça” do Gato de Botas; do Thomas O’ Mailey (protagonista do clássico da Disney “Aristogatas”); do Azrael, gato do Gargamel que tentava capturar os Smurfs; e do pet da Audrey Hepburn em “Bonequinha de Luxo”. Pode até não existir uma “raça de gato laranja”, mas ninguém pode negar a fama que eles têm.
Existe também uma teoria (não comprovada) de que a maior parte dos gatos amarelos seriam machos. Tal fato seria devido por uma questão genética que relaciona a cor laranja a um gene no cromossomo X. Você conhece gatinhas laranjas? Conta pra gente nos comentários!
Gato Frajolinha
Famoso gato preto e branco que recebe o nome graças ao personagem Frajola, gatinho que vivia tentando alcançar o Piu-Piu. Os frajolinhas são tão charmosos que um deles foi eleito o Gato SRD Mais Bonito do Brasil. O SRD de pelo longo, Cleiton, conseguiu levar para casa o título depois de uma série de disputas acirradas.
Mas seja qual for o comprimento da pelagem, esses gatos são bicolores especiais e reconhecíveis de longe, parece que eles estão usando smoking. Tem até quem ache que existe a “raça frajolinha”.
Gato Bicolor
Os gatinhos bicolores são aqueles que têm blocos brancos na pelagem. Tal qual um frajolinha, que é um tipo específico de bicolor. Isso acontece porque os gatos têm uma cor “base” (por exemplo: preto, laranja, marrom, cinza…) e um gene que determina a intensidade das manchas brancas na pelagem.
E você sabe o porquê de as manchas brancas geralmente ficam nas patas e na barriguinha do animal? Isso acontece porque o pigmento que escurece os pelos se espalha de cima para baixo quando o gato está no útero da mãe e, por isso, essas áreas mais distantes podem acabar não recebendo outra cor enquanto a cabeça, o rabo e as costas ficam com cores mais escuras.
Gato Tricolor
As gatinhas tricolores são quase sempre fêmeas. Costumam ser misturas entre preto, laranja e branco, ou seja, possuem os genes para essas três cores. E pode perceber que o padrão de branco no corpo das gatas SRD tricolores tende ser igual ao dos bicolores, porque é o mesmo fator que determina as “manchas” brancas.
Agora, o segredo para elas terem as outras duas cores está, mais uma vez, na genética. O que define essa cor “base” dos gatos é o cromossomo X, que pode ser preto ou laranja: para poder misturar eles na pelagem, é necessário ter ambos esses genes, ou seja, ser XX. Se você lembra bem dos tempos do colégio, já entendeu: ter dois cromossomos X é o que define uma fêmea na biologia.
Mas pode ter gato tricolor macho? Sim! Os portadores da Síndrome de Klinefelter são machos, geralmente estéreis, que possuem um cromossomo X a mais, o que permite essa coloração. Só que isso é raro… se encontrar um bichinho preto, branco e laranja, pode apostar com quase certeza que é uma gatinha fêmea, já que só um a cada 3.000 gatos de três cores são machos.
Gato Escaminha
Os gatos escaminha são aqueles com pelo preto e laranja. Geneticamente falando, é como um gato tricolor sem manchas brancas, o que significa que os gatinhos escaminhas são quase sempre fêmeas (pela mesma questão dos cromossomos X). E tudo isso que dissemos sobre genética das cores dos gatos independe de raça ou comprimento dos pelos. Além dos SRD, esse padrão de pelagem pode aparecer em Persas e American Shorthairs, por exemplo.
Os escaminhas também são chamados de gato escama-de-tartaruga ou tortoiseshell, porque o padrão de pelagem lembra a carapaça desse animal. As gatas tartarugas ainda sofrem muito preconceito em gatis de adoção por lembrarem um gato preto, que também é alvo de muitos ataques sem fundamento. Mas as escaminhas são tão amorosas quanto qualquer outro gato e vão adorar poder brincar com seus tutores.
Gato Malhado ou Tigrado
O gato malhado é um dos mais comuns no Brasil e no mundo, seja SRD ou de raça. Com suas listras e até com um “M” desenhado na testa, é um gato tão icônico que abre o primeiro filme da saga Harry Potter, quando Minerva, em forma de gato, observa o bruxo ainda criança.
Eles também são chamados de gatos rajados ou tabby, mas o que os define é essa característica sobre a “estampa” da sua pelagem, e não das cores em si, o que significa que o seu gato malhado pode se encaixar com outro SRD dessa lista também! Os gatos malhados mais comuns são cinzas, marrons e laranja, mas o padrão pode aparecer até em gatos bi ou tricolores.
Gato Preto
O gato preto é rodeado por lendas, mistérios e simbolismos. Associados a mau agouro, bruxaria e contos de terror (como O Gato Preto, do Edgar Allan Poe), esses gatinhos não trazem nada além de amor e companheirismo para os seus tutores. Ainda existe muito preconceito ao redor dele, especialmente em datas como o dia das bruxas e as sextas-feiras 13, mas eles são animais como qualquer outro e não merecem sofrer pela ignorância humana.
Seus olhos raramente são azuis, se mantendo em vívidos amarelos e verdes e, conforme ele vai envelhecendo, dá para ver bem os pelinhos acinzentando com o tempo. Eles são tão queridos que existe até uma raça só de gatos pretos: o Bombaim, que parece uma panterinha.
Gato Branco
Relacionados com pureza, equilíbrio e paz, os gatos brancos são muito populares. Quem não se lembra do Mingau? O gatinho da Magali, que, gateira como é, já teve um cat café em uma edição da Turma da Mônica Jovem, em 2013. O pelo branquinho lembra a nossa manta Wool e traz uma sensação de aconchego.
Existe também uma “lenda” que todo gato branco de olhos azuis é surdo, que até tem um certo fundamento. Estima-se que mais de 70% dos gatinhos com essas características não escutam, mas ainda assim é muito difícil de perceber isso no seu bichinho, já que esses animais se adaptam muito bem à falta de audição, refinando o tato e sendo capaz até de sentir as vibrações de sons.
Gato SRD de Pelo Longo
Assim como no caso dos gatos malhados, ter o pelo longo independe de outras características citadas. Qualquer que seja a coloração ou padrão da pelagem, ela pode ser curta ou longa. Eles podem ter uma juba como o Maine Coon, mechas de pelo na orelha como o Norueguês da Floresta, o pelo sedoso do Ragdoll ou até uma mistura de tudo isso. Essa é a magia dos gatos SRD!
Como Saber Se Meu Gato É de Raça?
A raça do gato é atestada pelo pedigree, um documento que registra a genealogia do animal para que ele possa conferir a linhagem dos seus antepassados e que precisa ser emitido por uma instituição regulamentadora. Por mais que os gatos tenham características idênticas a uma determinada raça, é o pedigree que irá atestar se o gato é de raça.
Como Saber Se o Gato É Vira-Lata?
Sem o pedigree, que geralmente é solicitado pelos gatis para a Federação Felina Brasileira (FFB) logo após o nascimento da ninhada, o animal é considerado SRD. Mas, tenha ou não esse documento, todos os gatinhos são lindos, podem aprender a ser companheiros e merecem um tutor que cuide deles.
Para perceber isso, é só ver que os gatos SRD são maioria nas casas brasileiras. Segundo o levantamento de 2021 do PetCenso, eles representam 98% dos gatos domésticos no Brasil, ou seja, os “vira-latinhas” conseguiram encantar a maior parte da nação com seu charme.
Contudo, eles também são a imensa maioria nas ruas. O número de animais abandonados tem crescido muito e, por isso, eles são os mais dominantes em abrigos de proteção e gatis de adoção.
Onde Adotar um Gatinho “Vira-lata”?
Se depois de ler tudo isso você quiser um SRDzinho para chamar de seu, a gente vai dar algumas dicas de onde encontrá-los. Comece procurando ONGs de resgate desses animais na sua região e converse com elas. Outra boa opção são as feiras de adoção: eventos onde as pessoas podem ir tranquilos, passear, conhecer os animais e voltar com um para casa.
Mas tem um lugar onde você pode brincar com os gatinhos, passar um bom tempo com eles antes de adotar e ainda saborear um bom lanche. São os Cat Cafés! A maior parte deles são associados a ONGs de adoção e, se tiver algum na sua cidade, você pode passar por lá para entender melhor como funciona esse processo. Aqui na Woolie a gente super apoia essa iniciativa e temos uma lista purr-feita de cat cafés no Brasil.
Gato SRD: Uma Paixão Nacional
Adotar um SRD é saber que você vai estar com um animalzinho esperto e, principalmente, único! Você pode não conseguir prever como ele vai ficar e como será a sua personalidade, mas é certo que ele vai te encher de amor e ficará eternamente grato pela sua ajuda. Só não esqueça de castrar o animal, vaciná-lo, visitar frequentemente um veterinário e ser sempre um Gateiro Consciente.
Os gatos SRD são mesmo apaixonantes! A gente realizou o concurso “O Gato SRD Mais Bonito do Brasil 2022” e a cada dia que a gente abria o Instagram era uma nova explosão de fofura. Todos os candidatos eram lindos e especiais e deu para ver bem o quão forte é esse “charme” dos SRD.
Saiba como foi o Concurso O Gato SRD Mais Bonito do Brasil 2023
Woolie, design para gatos e seus humanos :)
Escrever comentário