12 Alimentos Que Seu Gato Nunca Pode Comer
Tem gato que AMA pedir (ou até tentar pegar) nossa comidinha. E é bem no momento em que sentamos na mesa que vemos aqueles olhinhos pidões implorando por um pedaço. Às vezes, nos perguntamos se um pouquinho só não teria problema, não é mesmo? Mas, infelizmente, a resposta é que sim, comidas para humanos podem fazer muito mal aos gatos.
O metabolismo dos felinos é muito diferente do nosso e eles têm uma relação distinta com a nossa comida. Muitas vezes, o que é bom para os humanos pode ser tóxico para os gatinhos.
Para te ajudar a ser um gateiro consciente, preparamos com a zoologista Danieli Cypriano do Gatil MiAdore, uma lista de alimentos que você precisa manter longe do seu gato!
01 - Cebola e Alho
É difícil encontrar alguma receita brasileira que não leve um pouco de cebola e alho. E é por eles serem da mesma família, assim como a cebolinha e o alho-poró, que têm o mesmo impacto negativo nos gatinhos.
Quando consumidos, podem interferir no sistema sanguíneo e diminuir a quantidade de glóbulos vermelhos, resultando em anemia. Os sintomas podem demorar para aparecer e em casos muito extremos acaba sendo necessária uma transfusão.
02 - Chocolate
Os chocolates são deliciosos, mas somente para nós, humanos, já que os gatos não sentem o sabor "doce".
O chocolate tem teobromina, o que pode causar um choque no organismo e acarretar em manifestações que vão de diarreia até epilepsia. Dessa forma, nunca o ofereça aos felinos.
03 - Cafeína
Tem muita gente que, se virasse um gato, não aguentaria a rotina de atividades noturnas sem o cafezinho.
Para os gatinhos, que são mais sensíveis à cafeína, ela pode atacar os sistemas nervoso e cardiovascular. Quando em excesso, pode inclusive levar a convulsões e, até mesmo, ao falecimento do animal.
04 - Álcool
Para os felinos o álcool funciona com maior intensidade do que para nós, humanos, podendo causar excitabilidade ou depressão exageradas, alteração no ritmo cardíaco-respiratório e, eventualmente, levar o bichinho a óbito. E é por isso que nada de levar os gatinhos para um Happy Hour!
05 - Lacticínios
Ao pensar em lacticínios, quem não lembra daquela clássica cena de um filhotinho de gato bebendo leite em um pires? Não se sabe exatamente como essa cena dominou a cultura pop, mas é algo que devemos evitar, principalmente com gatos adultos.
Os felinos adultos tendem a ser intolerantes à lactose. Após o desmame, o organismo do bichinho para de produzir a enzima lactase, responsável por digerir a proteína do leite. Dessa forma, assim como para muitos de nós, gateiros, o consumo de leite pode acarretar em gases e diarreia.
06 - Abacate
O abacate é a base da guacamole, dá para servir com açúcar e é super versátil na nossa cozinha. Para o gato, por outro lado, não há todas essas vantagens. Tanto as folhas quanto o fruto e o caroço do abacate podem causar dificuldade respiratória, dor abdominal e acumulação de fluidos no peito do animal.
07 - Uva e Seus Derivados (Passas, Suco e Vinho)
Nem tudo passa… O consumo excessivo de uvas pode levar a casos de intoxicação renal, provocando danos irreversíveis nos rins. Além disso, as pequenas sementes da fruta também representam um perigo de asfixia. Dessa forma, evite uvas, uvas-passas, sucos de uvas e vinho (que também tem álcool, outro item perigoso para nossos amados gatinhos)
08 - Atum, Sardinha e Outros Enlatados
“Mas gato come peixe!”. E come mesmo, só que atum/sardinha/enlatados são processados antes de chegarem até a nossa casa. Em lata, podem vir salgados, temperados ou oleosos demais e deixar os bichinhos indigestos.
09 - Pimenta e Especiarias
Como o organismo dos gatinhos não digere os alimentos como o nosso, é melhor não oferecer nada muito temperado, que possa causar diarreia e indisposição. Especiarias como o louro e a noz-moscada ainda podem acarretar em convulsões e tremores.
10 - Xilitol
O nome pode parecer estranho, mas o xilitol é um ingrediente mais comum do que a gente pensa. Trata-se de um adoçante usado em doces industrializados e em artigos de higiene bucal (como a pasta de dentes).
O xilitol diminui o nível de açúcar nos animais, podendo levar a vômitos, tonturas e até mesmo ao falecimento por hipoglicemia em um período de 24 horas.
11 - Carne e Ovo Crus
"Mas eles são carnívoros! Se não podem comer carne, vão comer o que?"”
Pois é, o organismo do gato até consegue digerir esses alimentos. Inclusive, na natureza, é bem improvável que o gatinho cozinhe a carne antes de comer.
Mas você, gateiro consciente, deve fazer isso para ele. Alimentos crus podem conter parasitas perigosos para a sua saúde e do seu gatinho. Cozinhar a carne é o modo mais seguro e prático de garantir que qualquer organismo presente não consiga contaminar ninguém.
Além disso, o ovo cru, que pode ser ingerido pela lambida dos felinos nas cascas descartadas em casa, acaba impedindo a absorção da vitamina B nos gatos, trazendo problemas dermatológicos.
12 - Ração Para Cachorro
Pensou que só ia ter comida de gente na lista? Mas vamos para um olhar mais amplo em prol do bem-estar felino.
Os produtos veterinários são pensados nas necessidades específicas de cada animalzinho. Dar ao gato alimentos para cães pode causar déficits nutricionais e sobrecarga de nutrientes que não fazem parte de sua dieta.
Se não podemos dar a nossa refeição para o gato, por que poderíamos oferecer alimento de cães? Então, evite dar alimentos de outros animais para seu felino.
Ou Seja…
O alimento ideal para o gato é aquele pensado em suas necessidades específicas, principalmente se for servido em um comedouro que também as valorize.
A gente sabe como é bom mimar o bichinho – especialmente para reconhecer bom comportamento – mas é importante fazermos com consciência.
Dessa forma, o melhor é evitar fornecer ao gatinho alimentos humanos e, caso ocorra a ingestão de um dos itens acima, procure orientação do seu médico veterinário.
As informações foram retiradas do Cats Protection e da American Society for the Prevention of Cruelty to Animals.
Woolie, design para gatos e seus humanos :)
Escrever comentário