Como ensinar seu gato a dar um High Five
Você sabia que, com um pouco de paciência e reforço positivo, é possível ensinar o seu gatinho a dar um "high five"?
Isso mesmo!!!
Treinar seu gatinho não é tão difícil quanto parece! Embora eles não sejam tão dependentes dos humanos quanto os cães, muitos gatos adoram o estímulo mental e a companhia que esse treinamento proporciona.
Que tal transformar esse momento de condicionamento em uma brincadeira divertida e recompensadora para você e sua Sua MIAUjestade?
Preparação: prontos para o show!
Sessões curtas e divertidas
Mantenha as sessões de treinamento curtas – entre 1-3 minutos, até três vezes ao dia. No início, sessões de 1 minuto já são suficientes, especialmente se o seu gato ficar frustrado.
Ambiente positivo
O treinamento deve parecer uma brincadeira, então mantenha o ambiente sempre positivo e encorajador. Se o seu gato não estiver no clima, pule a sessão e tente mais tarde.
Ambiente sem distrações
Escolha um local tranquilo, sem brinquedos, tigelas de comida ou ruídos altos. Desligue seus aparelhos eletrônicos para que tanto você quanto seu gato possam se concentrar.
Ah, se você tiver mais de um gatinho, o ideal seria vocês (humano e felino) ficarem em um cômodo isolado dos demais membros da família.
Recompensa adequada
Tenha à mão petiscos pequenos e fáceis de mastigar. Se os petiscos não funcionarem, um brinquedo novo pode ser a solução. Use esse brinquedo apenas durante o treinamento para mantê-lo especial e deixe guardado no restante do dia – longe do alcanço do gatinho.
Passo a passo: High Five, aqui vamos nós!
Para iniciar, separe o petisco preferido do seu gato, alguns post-it (para colocar na palma da mão cobrindo o petisco) e uma caneta. Leve o seu gatinho para um canto tranquilo, silencioso e longe dos demais integrantes da família (humanos e outros pets).
1- Sente-se na frente do seu gato
Comece com o seu gato sentado e confortável. Sente-se na frente do seu gato. Coloque o petisco na palma da mão, que deve estar estendida para cima, e cubra rapidamente com um post-it. Assim que ele tocar o post-it com a pata, diga "sim!" e mova o post-it para dar o petisco. Repita até que o sucesso seja constante.
Se ele usar o nariz para investigar, comece com a mão mais baixa e só aumente a altura quando ele der um "low five" confiável.
Ah, você pode colocar um círculo ou desenhos pequenos (com caneta) no post-it para torná-lo mais atrativo, caso necessário.
2- Aumente a Altura
Eleve a mão alguns centímetros do chão para que o gato precise alcançar um pouco mais. Continue usando a palavra positiva e oferecendo petiscos para cada sucesso. Quando ele tocar consistentemente nesta altura, passe para uma altura maior.
3- Gesto de High Five
Quando o gato estiver tocando o post-it na palma da sua mão a uma altura ao nível do nariz, mude para o gesto de "high five" com a palma voltada para o gato.
Mantenha o post-it na palma da mão, que ficará em posição de "high five". Coloque o petisco na outra mão (fechada, escondendo o petisco da visão do gato).
Continue usando a palavra positiva e oferecendo petiscos para cada sucesso
Mantenha-se nesse nível até obter sucesso consistente, depois comece a elevar a mão para um verdadeiro high five.
4- Fase de Transição
Quando seu gato estiver dando "high fives" consistentemente, comece a reduzir o tamanho do post-it até removê-lo completamente, mantendo apenas o toque de pata na mão. Lembre-se de sempre recompensar cada sucesso e não avançar para o próximo passo até obter resultados claros e confiáveis.
A chave para o sucesso é a paciência e a diversão! Não se frustre se seu gato não aprender o truque rapidamente. Cada gato tem seu ritmo, e o importante é aproveitar o tempo juntos e fortalecer seu vínculo, com pequenas e constantes sessões. Não tenha pressa.
____________________________________________
Confira também:
Que Cores os Gatos Enxergam?
Como Gatificar Seu Ambiente Usando Prateleiras para Gatos
Muito obrigado pelas ticas