Como Acalmar um Gato com Medo de Fogos no Ano Novo
A mesa está posta, o champanhe pronto para ser servido e as pessoas começam a contagem regressiva: 5, 4, 3, 2, 1… então os abraços, beijos, o show de luzes e sons pela janela marcando a chegada do ano novo. Todas as pessoas estão felizes nessa cena, mas e os bichinhos?
Você já cansou de ouvir como os sentidos dos gatos são mais apurados que os nossos. Sim, esses bichanos evoluíram para ter uma audição extremamente mais bem desenvolvida. O que era uma vantagem na natureza, se tornou um motivo de desespero para a convivência com as pessoas que, barulhentas como são, soltam fogos de artifício e rojões em toda comemoração que podem.
O Conselho Federal de Medicina Veterinária já alertou que os sons ruidosos de rojões podem trazer danos irreversíveis à saúde do animal. Não apenas gatos, mas também animais silvestres, aves e cachorros com medo dos fogos são afetados todo ano por causa disso.
Riscos Para a Saúde do Gato
Quando um gatinho se assusta, a sua primeira reação é a de fugir e se esconder. O perigo disso é que o bichinho, desesperado e sem encontrar um refúgio, vá para a rua. A quantidade de animais desaparecidos sempre sobe no ano novo e não são poucas as notícias sobre isso quando começa janeiro, então é bom que o gato tenha coleira com nome e telefone do tutor para que ele seja mais facilmente identificado.
Às vezes, nessa correria para tentar fugir, o gatinho acaba se machucando ainda mais. Ele pode cair de lugares altos, quebrar algo frágil e se cortar ou até tentar se esgueirar por algum lugar estreito demais e acabar cheio de cicatrizes.
Mais além dos problemas externos, o estresse pode causar complicações cardíacas, respiratórias e até convulsões no bichinho assustado. Por isso, é preciso entender como acalmar um gato no ano novo, para garantir a sua segurança.
O Que Fazer com os Gatos na Hora dos Fogos de Artifício
Preparando o Ambiente
Para garantir que o bichinho fique em casa, o primeiro passo é impedir todas as rotas de fuga dele. Coloque o gatinho em um cômodo que ele goste e feche bem as portas e janelas, também para abafar o som da rua.
Esse lugarzinho deve ser longe de piscinas, escadas ou sacadas e não pode ter muitas traquitanas frágeis nem fios onde ele possa tropeçar. É melhor encher o quarto de coisas que ele já conhece e gosta, como os brinquedos e a caminha dele, para que ele possa se distrair em um ambiente que tenha o seu cheirinho.
Crie Esconderijos
Se o instinto felino é se esconder, então que seja onde a gente possa achar. Criar uma “toca” para ele se esconder no quarto, com coisas que ele associe com conforto, como a sua mantinha favorita, é garantir que ele vai poder se sentir mais seguro e, por isso, calmo.
Coloque Outros Sons
Digamos que o seu gatinho é daqueles que ama ver TV. Ou então ele fica super calminho quando ouve música clássica… use isso ao seu favor! Coloque esses sons que ele já conhece bem altos no quarto para “competir” com os sons lá de fora. Isso abafa os fogos de artifício e ainda traz um senso de familiaridade para o animal.
Evite Segurar o Gato
Um gato com medo de fogos de artifício vai fazer de tudo para não se sentir emboscado. Nós sabemos que, para a gente, um abraço nas horas difíceis faz toda a diferença, mas o seu gatinho precisa sentir que tem a possibilidade de fugir de qualquer perigo para não se estressar mais, então ficar segurando ele pode acabar mais piorando do que ajudando, mesmo que as intenções sejam boas.
Tente Usar Calmantes, Florais e Feromônios
Aqui a gente já começa com um aviso bem grande. CONSULTE UM VETERINÁRIO ANTES DE USAR ESSES MÉTODOS, principalmente os calmantes. Atualmente, existe uma gama de difusores de feromônios e fitoterápicos para gatos que podem ajudar durante o estresse da queima de fogos do ano novo.
Mas é bom lembrar que é importante conhecer o seu gatinho antes de qualquer coisa. Ou seja, saber como ele reage a esses odores antes do dia D. Por exemplo, tem gatos que amam catnip e ficam calminhos com ela, só que tem outros que ficam mais enérgicos e, por isso, não iriam fazer tão bom proveito da sua ervinha assustados.
Separe Seus Gatinhos
Um bichinho estressado faz coisas inimagináveis. Como a gente, eles podem ficar irritadiços em situações de incômodo, como quando estão estourando fogos de artifício, e acabarem brigando entre si. Para garantir o conforto geral da nação (felina), vale manter os bichinhos distantes um do outro.
Dessensibilize os Gatos
Esse cuidado exige um pouco mais de preparo, mas é possível! Dessensibilizar o animal é uma técnica de fazer com que ele se acostume aos pouquinhos com os barulhos altos e perca o medo de fogos de artifício.
É assim: você coloca sons de fogos e rojões baixinho em seu celular ou caixa de som (beeem baixo) e vai aumentando conforme o nível de conforto do seu gato. Quando começar a ficar muito ruim para ele, você para e repete o processo em outro dia. Se o bichinho reagir tranquilo, você o recompensa, mas se ele fugir assustado, pare e volte ao nível de som que ele esteja acostumado. Com o tempo, a “resistência” dele vai aumentando e os barulhos estressantes vão ficando cada vez mais mundanos.
Lembre-se: cada bichinho é único e é muito importante respeitar o seu tempo. Tenha bastante paciência e faça o processo com amor, temos certeza que tudo que fazemos com carinho é reconhecido pelos nossos filhotes felinos.
Gato Feliz, Ano Novo Feliz
O ano novo já é um dia atípico para nós, humanos… quem dirá para os gatinhos que nem comemoram isso. Como os gatinhos não são muito fãs de mudanças, o melhor é que eles fiquem em casa, onde já conhecem.
Se você for viajar para aproveitar as festas e relaxar um pouco, é melhor não levar seu felino. Mas também não é para deixá-lo sozinho em casa à mercê da sorte e refazer um esqueceram de mim de ano novo. Chame algum amigo de confiança ou cat sitter para fazer companhia para o bichinho na hora dos fogos e ficar de olho para que ninguém se machuque.
E vale lembrar que em muitos lugares é crime soltar fogos com estampido, ou seja, barulhentos. É o caso do estado de São Paulo faz mais de um ano, e o PL 5/2022 tenta aderir essa medida em todo o território nacional.
Ou seja, o certo é usufruir de alternativas silenciosas que podem e devem ser utilizadas nas comemorações. Mas, enquanto essa mudança não é geral, os gateiros conscientes têm que ficar atentos para o cuidado durante o ano novo com os seus bichinhos.
A Woolie deseja a todos os gateiros um feliz ano novo!
Woolie, design para gatos e seus humanos :)
Escrever comentário